UAB abre inscrições para especialização a distância em Libras em Foz do Iguaçu

UAB abre inscrições para especialização a distância em Libras em Foz do Iguaçu

19/06/2019

O polo presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Libras na modalidade semipresencial. Assim como o curso, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de julho pelo link https://evento.unicentro.br/site/nead-esp/2019/1.
    
Para Foz do Iguaçu, são 35 vagas disponíveis para o curso, que é ofertado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) por meio de um convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a UAB. As aulas serão realizadas a partir de setembro pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem e em encontros presenciais agendados no PTI.
   
O curso tem carga de 480 horas e duração de 18 meses. A matriz curricular é formada pelas seguintes disciplinas: Princípios e Práticas de EaD (30h), Metodologia da Pesquisa (30h), Didática e Educação de Surdos (60h), Fundamentos da Interpretação e Tradução de Libras (60h). Libras I ( 60h), Libras II (60h). Libras III (60h). Libras IV (60h) e Libras V (60h).
     
O processo de seleção é composto por análise curricular e leva em consideração primeiramente se o candidato possui graduação em Licenciatura ou Bacharelado em Letras/Libras, seguido pelo tempo de atuação na área da educação. Mais informações podem ser esclarecidas pelo telefone (45) 3576-7030 das 14h às 22h.
    
O curso de especialização em Libras (Língua Brasileira de Sinais) apresenta-se como um aparato técnico e eficaz para o enfrentamento e superação das barreiras comunicacionais da comunidade surda. De acordo com dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/2010, há 9,7 milhões de pessoas surdas no País.
    
A UAB foi criada em 2006 em regime de colaboração entre o Ministério da Educação, universidades públicas e municípios com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Brasil. Atualmente 109 universidades públicas estão integradas ao Sistema UAB. Em Foz do Iguaçu (PR) já foram ofertadas 4440 vagas, com a formação de 2417 alunos, 64% deles acima dos 30 anos.