Semana da Mulher no PTI terá exposição “Mulheres na Ciência” e painel da campanha He For She

Semana da Mulher no PTI terá exposição “Mulheres na Ciência” e painel da campanha He For She

07/03/2017

Tem mulher que faz a diferença em tudo quanto é área de conhecimento e em tudo quanto é canto: até mesmo fora do planeta. Em homenagem às astronautas e cosmonautas que foram essenciais para os programas espaciais, o Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) apresenta, a partir desta quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a exposição “Mulheres Na Ciência”, uma das atividades da Semana da Mulher.

 

Das 550 pessoas que já viajaram para o espaço até hoje, 59 foram mulheres. Para evidenciar as contribuições femininas nos programas espaciais, a exposição reúne histórias como a de Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir para o espaço, pelo programa especial Soviético em junho de 1963. Christa McAuliffe, que foi escolhida entre 11 mil professores para o programa “Um Professor no Espaço”, da Nasa, e morreu na explosão do ônibus espacial Challenger, em 1986; e Sunita Williams, detentora do recorde feminino de caminhada espacial, com aproximadamente 50 horas e 40 minutos, também são retratadas na mostra.

 

O coordenador do Polo, Janer Vilaça, conta que a exposição Mulheres na Ciência foi realizada no ano passado e que quem escolheu o tema de mulheres da astronomia foram as monitoras do Polo. “Elas fizeram a seleção das mulheres, usando como critério as que foram as pioneiras em algo, mostrando que elas têm os mesmos papéis e os mesmos trabalhos que os homens”. A exposição ficará à disposição do público até o final de março e pode ser visitada durante os horários em que o Polo fica aberto: diariamente, das 8h às 22h.

 

Campanha He For She

 

Quem se interessar pela exposição ou for visitar algum outro atrativo turístico do Complexo Turístico Itaipu (CTI) durante a quarta-feira vai cruzar com o painel do He For She (Eles Por Elas) no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) e poderá aderir ao programa da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. A ação é uma iniciativa do PTI em parceria com a Itaipu Binacional.

 

“A intenção é incentivar os turistas, aproveitando a passagem deles pelo CRV, a fazer adesão ao programa He For She, para engajar os homens na luta dos direitos para as mulheres”, explica Jessica Lima, responsável pelas ações de equidade de gênero do PTI. “Não é um programa só para homens, mas é voltado para eles”, destaca. No Brasil, o programa possui 43.264 pessoas cadastradas.

 

Saia por Saia

 

Ainda entre as atividades da Semana da Mulher do PTI, na sexta-feira (10) às 9h30, no Auditório César Lattes, será realizada a palestra Saia com Saia, com a ginecologista e obstetra Laura Lúcia Martins Teixeira. A médica trata sobre a saúde ginecológica, abordando temas como anatomia, fisiologia e orientações para melhorar a saúde genital.