Representantes de municípios do oeste paranaense conhecem tecnologias do PTI

Representantes de municípios do oeste paranaense conhecem tecnologias do PTI

26/04/2019

A região Oeste é a que apresenta maior crescimento econômico no Paraná e que reúne, por exemplo, cinco das dez maiores cooperativas do Brasil. Apesar disso, nem sempre as cidades menores têm acesso às inovações tecnológicas. O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), dá um largo passo para amenizar essa situação.
    
Nesta sexta-feira (26), no PTI, representantes de onze prefeituras da região que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) conheceram possíveis tecnologias que podem ser implementadas para transformar as cidades em ambientes mais inteligentes, seguros e confortáveis. “Isso é muito positivo para que a gente consiga proporcionar uma melhor qualidade de vida para as nossas populações”, pontuou o prefeito de Jesuítas e presidente da Amop, Aparecido José Weiller Junior.
    
As soluções fazem parte das atividades do Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes, uma parceria entre o PTI e a ABDI, que tem como objetivo fornecer ferramentas para auxiliar os gestores públicos em relação aos melhores investimentos que podem ser feitos em benefício das cidades.
    
De acordo com o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado Afonso, essa relação entre o Parque e a Amop é fundamental para o desenvolvimento sustentável da região. Ele ainda ressaltou que “a tecnologia deve estar sempre na agenda dos municípios para solucionar problemas em áreas importantes como segurança, saúde e educação”.
    
O assessor especial da ABDI, Tiago Faierstein, apresentou detalhes de funcionamento do Laboratório, que neste primeiro momento está focado em sistemas de iluminação inteligente; compartilhamento de carros elétricos e bicicletas; e os monitoramentos por drones e de condições climáticas e ambientais dos espaços. Todos esses sistemas já eram desenvolvidos no PTI e foram integrados por um Centro de Controle e Operações.
    
Durante a a agenda, o grupo conheceu outras instalações do PTI, como a Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). Na ação, estiveram representadas as prefeituras de Assis Chateaubriand, Céu Azul, Foz do Iguaçu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Diamante do Sul, Missal, Pato Bragado, Três Barras e Santa Terezinha de Itaipu.