PTI recebe prêmio Clic Paraná na categoria Inovação Tecnológica

PTI recebe prêmio Clic Paraná na categoria Inovação Tecnológica

19/08/2019

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi premiado, na noite de quinta-feira, 15, com o troféu Clic de Ouro, na categoria Inovação Tecnológica (Meio Ambiente). O reconhecimento foi recebido pelo trabalho realizado no Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes do Parque, inaugurado no final de 2018 em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). 

 

A solenidade de entrega do Clic de Ouro, promovido pelo portal de notícias Clic Paraná, foi realizada em Cascavel. Dez paranaenses – entre pessoas, instituições e projetos sociais – foram premiados em cinco categorias: Ajuda Humanitária, Ação Social (Voluntária), Inovação Tecnológica (Meio Ambiente), e Esporte e Cultura. O diretor técnico do Parque Tecnológico, Rafael José Deitos, representou a instituição no recebimento do troféu. 

 

Deitos falou sobre o objetivo do Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes. “No Laboratório de Cidades Inteligentes do PTI, prefeitos da nossa região e de todo o país podem verificar a aplicação real das soluções e entender como suas cidades e os cidadãos podem se beneficiar das iniciativas”, explicou. 

 

O Laboratório reúne tecnologias que são monitoradas em um Centro de Controle e Operações. Entre elas, estão o sistema de compartilhamento de veículos e de bicicletas; a iluminação inteligente, com lâmpadas com câmeras e wi-fi; os drones, que têm auxiliado o acompanhamentos de obras do PTI e da Itaipu Binacional; e o monitoramento do conforto ambiental das instalações do PTI.  

 

“Outro benefício do Laboratório de Cidades Inteligentes consiste na possibilidade de que as empresas validem suas inovações tecnológicas em um ambiente real, sob supervisão da equipe técnica”, ressaltou o diretor técnico do Parque Tecnológico. De acordo com Deitos, o reconhecimento do Clic Paraná dá visibilidade à iniciativa, que tem como inteção principal disseminar o conceito de cidades inteligentes e mostrar seus benefícios tanto para a administração pública quanto, e especialmente, para a população.