PTI e Itaipu retomam atividades científicas com estudantes de Foz e região

PTI e Itaipu retomam atividades científicas com estudantes de Foz e região

08/04/2019

O convênio “Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade”, promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e pela Itaipu Binacional, retomou na última semana os atendimentos pedagógicos às escolas de Foz do Iguaçu e o Projeto “Amigos do Ecomuseu e Refúgio Biológico”.
    
Com a facilitação das equipes da Estação Ciências, do PTI, e da área de Educação Ambiental da Itaipu, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio, terão a oportunidade de participar de roteiros interpretativos, com atividades pedagógicas nos espaços do Ecomuseu, Refúgio Biológico e a Ecovila instalada no PTI.
    
Com o foco principal na Educação Ambiental para a Sustentabilidade, serão retratados assuntos como produção de energia, formação de bacias hidrográficas e a importância do solo, da água e da biodiversidade. Já nas visitas ao PTI, a experimentação será a peça-chave para que os grupos de estudantes assimilem conceitos científicos. No roteiro planejado serão abordados temas como solo água, alimentação e unidades de medida, entre outros.
    
Amigos do Ecomuseu e do Refúgio
     

Um grupo de alunos das escolas estaduais do entorno do Ecomuseu de Itaipu e do Refúgio Biológico Bela Vista foi selecionado para participar das atividades do projeto, que ocorre de forma continuada durante o contraturno escolar. Durante os encontros que acontecem quinzenalmente nesses locais os adolescentes terão a oportunidade de participar de atividades que remetam à dinâmica da história natural da região, criação e funcionamento da Itaipu, produção de energia, tecnologias e preservação dos ecossistemas e do patrimônio regional.
    
Além de aproximar as crianças e adolescentes desses dois espaços e fortalecer a imagem institucional da Itaipu, o objetivo principal dessas atividades é instigar a curiosidade e o interesse pelo cuidado em cada participante, a fim de que possam perceber qual o seu papel e a sua responsabilidade neste território e em sua comunidade.
    
Conhecimento científico
    

A Estação Ciências trabalha com a metodologia do ensino por investigação, que propõe uma nova forma de ensinar as ciências, por meio de experiências, práticas lúdicas e com maior participação dos alunos. “Por meio da abordagem didática investigativa, realizamos atividades experimentativas e interdisciplinares que demonstram situações cotidianas e transformam conhecimento empírico em conhecimento científico”, explica Andressa Marlise de Souza Crivelari, educadora da Estação Ciências.
    
No roteiro do PTI, os estudantes percorrem os espaços internos da Estação Ciências, onde desenvolvem atividades práticas, e também a Ecovila, minicidade de 1.400 metros quadrados que concentra, em menor escala, tudo o que uma cidade tem: hospital, escola, posto de polícia, posto de combustíveis, e ruas e avenidas sinalizadas.
    
Como agendar um atendimento?
   

A Estação Ciências possui atendimentos agendados pela Secretaria Municipal de Educação de Foz até o final do ano nas terças e quintas-feiras. Outras escolas de Foz e região que tiverem interesse em agendar o roteiro no PTI às quartas e sextas-feiras podem entrar em contato pelo e-mail ciencia@pti.org.br ou pelo telefone 3576-7172 para solicitar o agendamento. Nos mesmos contatos podem ser agendados os atendimentos no Refúgio e no Ecomuseu da Itaipu.