PTI apresenta “Índice de Qualidade Participativo” do Sistema Plantio Direto para agricultores do PR

PTI apresenta “Índice de Qualidade Participativo” do Sistema Plantio Direto para agricultores do PR

22/08/2019

No próximo dia 28, moradores do sudoeste do Paraná terão a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre a metodologia “Índice de Qualidade Participativa” (IQP), desenvolvida em parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Itaipu Binacional e a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) visando avaliar a qualidade do Sistema Plantio Direto (SPD) em propriedades rurais do Estado.

 

O IQP será apresentado para agricultores, agrônomos, técnicos, estudantes e pesquisadores, durante o V Simpósio de Solos do Sudoeste do Paraná, no auditório da UTFPR – Campus Dois Vizinhos. O objetivo é familiarizar os interessados quanto aos benefícios da ferramenta na consolidação do SPD e suas vantagens ambientais e econômicas.

 

Sistema Plantio Direto

 

O Sistema Plantio Direto é um método sustentável de manejo do solo, através da implantação de um conjunto de práticas agrícolas conservacionistas. Nesse formato, vislumbra-se o conceito de sistema, promovendo a integração entre as boas práticas, partindo das premissas do SPD, como: Estabelecimento da Rotação e Diversificação de Culturas; Mínimo revolvimento do solo (somente na linha ou cova de plantio), evitando o preparo do solo, presente nas etapas de preparo convencional (aração e gradagem) e Cobertura Permanente do Solo, mantendo o solo sempre coberto pela manutenção de plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais (palhada).

 

Tais práticas tem por finalidade proteger o solo do impacto direto da chuva, do escorrimento superficial e das erosões, além de promover a biodiversidade no sistema, melhoria da fertilidade do solo, aporte de matéria orgânica, dentre outras vantagens diretas.

 

O IQP

 

Desde 2009, o PTI atua em conjunto com a Itaipu Binacional e a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) no desenvolvimento de uma metodologia participativa denominada Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto (IQP), com o objetivo de qualificar o Sistema de Plantio Direto gerando relatórios para nortear os produtores a efetuar melhorias pontuais em 226 propriedades de oito microbacias da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3).

 

O PTI também foi responsável pelo desenvolvimento da Plataforma Web – Sistema Plantio Direto. Com a tecnologia, é possível calcular o IQP de cada propriedade rural registrada, com base em um cadastro e parâmetros de qualidade de manejo do solo. Um dos destaques é a visualização geográfica das informações em um mapa interativo.

 

O Parque também atua na disseminação e consolidação do IQP. São realizadas visitas a campo para aplicação das questões do formulário e conscientização dos produtores rurais, além de capacitações do corpo técnico de cooperativas, empresas e órgãos públicos.

 

Serviço

 

V Simpósio de Solos do sudoeste do Paraná

Data: 28/08/2019

Local: Campus UTFPR – dois Vizinhos

Horário: 08h às 17h30

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no endereço febrapdp.org.br/forum12