PTI aposta em gerenciamento de projetos para aprimorar suas iniciativas

PTI aposta em gerenciamento de projetos para aprimorar suas iniciativas

26/03/2019

Mais de 50 colaboradores do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) participam do Programa de Capacitação em Gerenciamento de Projetos. A intenção é que, além do aprimoramento profissional, a formação contribua com a melhor aplicação dos recursos nos projetos e programas da instituição, alinhados aos objetivos e diretrizes estratégicos do PTI. 

 

A capacitação teve início em fevereiro deste ano e é organizada pelo Escritório de Projetos do PTI. A maior parte dos alunos participou anteriormente da formação em Fundamentos em Gerenciamento de Projetos. A previsão é que o curso, desenvolvido em modalidade semipresencial, seja encerrado em julho. 

 

O curso apresenta competências técnicas e gerenciais baseadas nas melhores práticas em gerenciamento de projetos, de forma integrada, estruturada e desenvolvida com base em situações reais enfrentadas no PTI. Ao todo, são seis módulos, com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem – com fóruns de dúvidas, material didático, vídeos e materiais complementares, e oficinas presenciais. Todas as atividades são acompanhadas e têm a tutoria dos profissionais do Escritório de Projetos. 

 

O conteúdo da capacitação envolve desde fundamentos, como o que são projetos; áreas de conhecimento, grupos de processos e processos; desafios e influências organizacionais; e ética; a atividades práticas, como o desenvolvimento de um Termo de Abertura do Projeto, o planejamento do gerenciamento de escopo, e elaboração de documentos como o cronograma e planilha de recursos. 

 

A realização desse programa com os colaboradores do PTI visa o cumprimento de algumas metas, como a melhoria da aplicação de recursos alinhados à missão, objetivos e diretrizes estratégicas do Parque; a formação de pontos focais com conhecimento avançado em gerenciamento de projetos; e a melhoria do desempenho dos mais de 160 projetos que estão em andamento na instituição. 

 

O técnico do Programa de Educação Financeira, Alexandre Scherer, é um dos alunos. Ele diz que está gostando do curso. “Acho interessante porque melhora a eficiência das nossas atividades, sem contar que essa capacitação é uma valorização para nós, colaboradores”. Alexandre afirma que já estava utilizando alguns conhecimentos aprendidos na formação e percebeu melhoras na organização dos eventos e da agenda do Programa. 

 

Novas formações

 

Para este ano, o Escritório de Gerenciamento de Projetos do PTI vai oferecer, ainda, uma nova formação em Fundamentos em Gerenciamento de Projetos, especialmente para colaboradores e parceiros, como a Itaipu – instituição mantenedora do Parque, e a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila).