Projetos desenvolvidos pelo PTI são apresentados em um dos maiores eventos do setor elétrico brasileiro

Projetos desenvolvidos pelo PTI são apresentados em um dos maiores eventos do setor elétrico brasileiro

20/05/2019

Foto: Nilton Rolim (Itaipu Binacional) 

 

Projetos do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) estão sendo apresentados em um dos maiores e mais importantes eventos do setor elétrico brasileiro – o Encontro Ibero-Americano do Comitê Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Eriac), que acontece de 19 a 23 de maio, em Foz do Iguaçu. O evento, que chega a sua 18ª edição, recebe a organização da Itaipu Binacional, patrocínio do Operador Nacional do Sistema (ONS) e apoio do PTI.

 

A abertura oficial aconteceu no último domingo (19) e a programação segue até quinta-feira (23), com apresentações de trabalhos, pesquisas e projetos de várias empresas ligadas ao setor elétrico e que desenvolvem novos sistemas para este setor. De acordo com os organizadores, são esperados, para os cinco dias de evento, em torno de 600 participantes de 10 países, entre eles o Brasil, o Paraguai, a Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Itália e outros.

 

Pela programação, mais de 300 trabalhos técnicos de 16 comitês de estudos do Cigré estão sendo discutidos, como os projetos do PTI voltados para os Sistemas de Monitoramento de Transformadores, linhas de pesquisa em Modelagem 3D e sobre Saúde Estrutural, voltada para a segurança de barragem.

 

 

“É uma oportunidade bem interessante para o PTI trazer parte de suas pesquisas, principalmente aquelas voltadas para o setor elétrico e para atender a Usina de Itaipu, uma vez que esse é um evento que reúne profissionais de muitos países falando sobre o desenvolvimento de estudos e avanços do setor elétrico, com a possibilidade de firmar convênios com outras empresas da área, garantindo a continuidade de inovação para o setor”, ressaltou um dos engenheiros do Laboratório de Automação e Simulação de Sistema Elétrico (Lasse) do PTI, Guilherme Zat.

 

Entre outros projetos do PTI apresentados nesta edição estão: Registrador de Perturbações e Medição Fasorial; Software de Análise de Registros e Fasores; Sistema de Diagnósticos de Para-raios; Sistema de Monitoramento Remoto de Motores; Sistema de Monitoramento de Disjuntores; Software de Auscultação Automática de Dados.

 

O projeto de pesquisa do PTI, intitulado "Desenvolvimento de Funções de Localização de Faltas no RPMF", contempla um artigo a ser apresentado durante o evento pelo pesquisador Felipe Vigolvino Lopes, da Universidade de Brasília (UnB). Esse artigo será um dos mais aguardados durante o Eriac e aborda os desafios e tendências no processo de localização de faltas em linhas de transmissão equipadas Relés Microprocessados com Funções no Domínio do Tempo.

 

Cigré

 

O Comitê de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré), responsável pelo Eriac, uma entidade internacional presente em mais de 100 países, que congrega os profissionais do setor elétrico para debates técnicos. O Comitê Técnico do encontro reúne, além de Argentina, Brasil e Paraguai, os outros seis Comitês Nacionais Ibero-americanos do Cigré: Andino (Bolívia, Equador e Peru), além de Colômbia, Chile, Espanha, México e Portugal. 

 

(Com informações da Itaipu Binacional)