FIciencias divulga lista de projetos finalistas

FIciencias divulga lista de projetos finalistas

13/09/2019

A espera acabou. Pouco mais de um mês após o encerramento das inscrições, finalmente, estudantes do Brasil, Paraguai e Argentina podem conhecer os projetos finalistas que farão parte da exposição da 8ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, a FIciencias. O resultado foi publicado pela comissão organizadora, nesta sexta-feira, 13, no site do evento.

 

Ao todo, 360 trabalhos foram cadastrados e, posteriormente, passaram pela avaliação de um Comitê Científico, que selecionou 142 iniciativas que poderão ser apresentadas durante a Feira, prevista para os dias 5, 6, 7 e 8 de novembro, em Foz do Iguaçu.

 

Promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em parceria com diversas universidades, a FIciencias é voltada para alunos dos estados do Paraná e Santa Catarina, no Brasil; da Argentina; e do Paraguai, matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico ou em cursos de educação de jovens e adultos em níveis equivalentes.

 

Os autores dos melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro, além de troféus, medalhas e passaportes para outras feiras semelhantes.

 

Entre os municípios brasileiros com maior número de projetos aprovados está Curitiba com 18; seguida por Londrina com 14; Foz do Iguaçu e Toledo com 10; e Campo Largo com oito.

 

Já os estudantes paraguaios tiveram sete trabalhos eleitos – cinco deles, na categoria das Ciências Agrárias. Já  a pesquisa “¿Ayuno o desayuno? Estudio de caso”, que investiga a importância do café da manhã para o desenvolvimento físico e intelectual de jovens e adolescentes, será a representante dos “hermanos” argentinos – que, pelo segundo ano consecutivo, participam do evento após um período sem representação.

 

De acordo com o gerente da área de educação do PTI, Willbur Rogers de Souza, a expectativa é que a edição deste ano mantenha-se como um espaço rico de intercâmbio de experiências e que, assim como nos outros anos, contribua com o desenvolvimento destes jovens como futuros pesquisadores ou futuros profissionais.

 

A lista completa dos finalistas está disponível no endereço ficiencias.org. A partir do sábado,14, os selecionados devem realizar as inscrições para a etapa presencial, até o dia 13 de outubro.

 

Feiras afiliadas

 

Deverão compor ainda a exposição da FIciencias 2019, projetos selecionados de feiras parceiras. Cadas uma, terá dois representantes, sendo elas: Simpósio Interativa de Tecnologia e Ciência (SITEC), realizada pelo Colégio Interativa de Londrina; Mostra Cientifica do Colégio Estadual Visconde, de Guarapuava; Feira Tecnocultural do Colégio Estadual Professor Flávio Warken (FEITEC), de Foz do Iguaçu;  e a  Feira de Ciências Agropecuária, do Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Ribeiro, também de Guarapuava.