Computação e robótica são temas de oficinas promovidas pelo PTI para idosos

Computação e robótica são temas de oficinas promovidas pelo PTI para idosos

29/03/2019
Com a temática “A tecnologia em prol do meio ambiente”, série de atividades será promovida ao longo de todo o ano

Como um computador “pensa” e o que significam tantos “zeros” e “um” na linguagem binária (bastante utilizada no mundo da informática)? Com muita didática, estas foram algumas das perguntas respondidas nesta quinta-feira (28) para um grupo de cerca de 30 idosos do Conselho Comunitário da Vila C durante oficina realizada no Refúgio Biológico Bela Vista.}
    
A atividade faz parte de um convênio firmado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio da Estação Ciências, e a Itaipu Binacional, com a temática “A tecnologia em prol do meio ambiente”. Nesta primeira oficina, a ideia é fazer com que a turma compreenda como os recursos tecnológicos funcionam para que futuramente possam trabalhar a resolução de problemas ambientais. De acordo com a analista educacional do PTI, Kamila Duarte, “o objetivo é realizar oficinas em que eles sempre montem algo, cumpram desafios e façam parte da construção do conhecimento”.
    
Até o final do ano, outras oito oficinas estão programadas, sempre na última quinta-feira de cada mês, com temas como lógica computacional, eletrônica, novas tecnologias, a relação entre tecnologia e meio ambiente, robótica, conceitos de sustentabilidade, entre outros.
    
Os assuntos, que podem até parecer complexos no primeiro momento, vem sendo assimilados com clareza pelo grupo. Matilde Wurmeister, de 62 anos, é um exemplo disso. Ela aprovou o conteúdo e agora tem tudo para fazer de vez “as pazes” com a tecnologia. “A minha briga é com o computador. Eu fiz um cursinho básico, mas quando não usa muito vai esquecendo. Agora está vindo à tona as lembranças”, conta. “Eles são animados e receptivos. Sempre tem uma opinião e estão abertos para conversar, dialogar e trazer as suas vivências, o que é muito importante”, complementa Kamila, ressaltando a reciprocidade da ação.