Colaboradores do PTI fazem imersão em gerenciamento ágil de projetos

Colaboradores do PTI fazem imersão em gerenciamento ágil de projetos

30/05/2019

Em 15 anos de atuação, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) já teve centenas executados. O bom andamento e eficiência das iniciativas depende de um gerenciamento apropriado desses projetos. Nesta semana, colaboradores do Parque fizeram uma imersão no método ágil, que propõe uma nova forma de fazer esse gerenciamento. 

 

Na terça e na quarta-feira, 28 e 29, 40 colaboradores de diferentes áreas e projetos, especialmente ligados à tecnologia, participaram do Workshop Imersão Ágil. Em 20 horas, eles acompanharam a teoria e fizeram dinâmicas para entender os conceitos de gerenciamento ágil, modelos híbridos e suas aplicabilidades nas iniciativas.

 

Entre as características do método ágil estão a interatividade, com maior envolvimento e comprometimento das pessoas; iteratividade, com a atuação contínua em várias frentes, possibilitando que os clientes ou demandantes dos projetos possam acompanhar os processos em vez de apenas avaliar o resultado; flexibilidade e transparência elevada. 

 

O workshop foi ministrado pelos profissionais de gerenciamento de projetos Vitor Massari e Fábio Cruz e permitiu aos colaboradores do PTI entender como as metodologias ágeis podem ser aplicadas e até conciliadas com o método tradicional, os contextos em que podem ser usadas, perfis e papéis da equipe e demais aspectos. 

 

O treinamento foi promovido pelo Polo de Inovação e Potencialização do Conhecimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPTIC) do PTI, em parceria com o Escritório de Projetos. Como continuidade da ação, está previsto para os dias 18 e 19 de junho um curso preparatório de certificação em métodos ágeis ASF, com o Fábio Cruz.