CIBiogás

Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás

O Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás, é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, que promove a gestão de resíduos orgânicos como fonte de energia renovável, podendo ser térmica, elétrica ou biocombustível – o biometano. O Centro oferece soluções personalizadas para Gestão de Resíduos, Gestão de Energia, Gestão de Biofertilizante, Viabilidade Econômica do Biogás, Desenvolvimento Sustentável, Consultorias Técnicas, Cursos e Treinamentos. 
   
Na competência de centro de referência, coleta dados e realiza a análise de potencial de desenvolvimento das energias renováveis no país, deste modo, contribuindo para o destaque dos desafios e oportunidades relacionados ao mercado, incluindo análise do ambiente regulatório e tomada de decisão.
   
Em forma de pessoa jurídica de direito privado, constituído como associação sem fins lucrativos, o CIBiogás tem autonomia administrativa e financeira regida por um estatuto. O Centro é formado por 27 instituições que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis. A estrutura conta com um laboratório de biogás.

Gestão de resíduos
   

Sempre com caráter inovador, os projetos desenvolvidos pelo CIBiogás garantem o tratamento de resíduos e/ou efluentes orgânicos, analisando as características qualitativas e quantitativas, rotas tecnológicas para tratamento e disposição dos produtos do tratamento (gasoso, líquido e sólido).
    
O Centro promove o desenvolvimento sustentável ambiental, econômico e social, por meio do tratamento de resíduos orgânicos e a utilização de seus subprodutos para fins energéticos e de fertilização de solo. Além da destinação ambiental adequada, estas soluções podem promover a redução ou eliminação de custos de produção, novas receitas para os envolvidos no projeto.
    
As soluções podem ser entregues como:
    

  • Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica;

  • Projetos de Engenharia;

  • Gestão de Implantação de Obras de Engenharia;

  • Start e operação assistida;

  • Consultorias Técnicas;

  • Workshops, entre outros.

     
   

Gestão de Energia  
   

É possível promover a redução de custos com energia elétrica, ter segurança energética e arranjos tecnológicos de distribuição de energia em formatos personalizados para cada propriedade e/ou região. A equipe do CIBiogás é focada no desenvolvimento das energias renováveis, trabalhando para desenvolver soluções voltadas à matriz energética dos parceiros e clientes, comparando o seu consumo com seu potencial de geração de energia elétrica, térmica e veicular (biometano) a partir do biogás.
   
Deste modo o CIBiogás tem know-how para entregar:
   

  • Redução de custos com consumo de energia;

  • Segurança e eficiência energética;

  • Geração distribuída firme;

  • Elaboração de arranjos tecnológicos;

  • Proposições regulatórias;

   
     
Gestão de Biofertilizante
    

Como resultado do processo de biodigestão dos resíduos orgânicos, o biofertilizante é um subproduto de propriedades extremamente nutritivas ao solo. Considerado um fertilizante renovável, a utilização dos biofertilizantes promove a redução de custos com produtos químicos, que pode chegar até 30% das despesas totais do produtor rural.
Deste modo, é possível desenvolver soluções tecnológicas que atendam a produção energética renovável com a produção de biofertilizantes. Nesse sentido, o biofertilizante pode não ser o protagonista de um modelo de negócio, mas com o arranjo adequado, certamente pode representar uma complementação alternativa para aumentar a produtividade e rentabilidade.
    
O case “Florestas Energéticas” foi uma iniciativa entre CIBiogás, Itaipu Binacional e Embrapa Florestas. O projeto contemplou a utilização de biofertilizantes para plantação de eucaliptos em terras de vocação florestal aumentando a produtividade de biomassa. Assim, a partir da seleção de áreas com restrições ao uso intensivo, para proporcionar a utilização de terras marginais e improdutivas a lavoura, aproveitou-se o biofertilizante proveniente das atividades pecuárias para potencializar o crescimento de eucaliptos.
    
   

Viabilidade Econômica do Biogás 
   

Além de ser uma fonte alternativa de energia elétrica, térmica e de biocombustível, o biogás tem potencial para viabilizar a redução de custos e a diversificação de renda, promovendo sustentabilidade econômica e aumentando o poder de competitividade de empreendimentos.
    
A equipe de economistas e de engenharia do CIBiogás, encontram a solução ideal, com modelagem de negócios customizada, focada em soluções para redução de custos com tratamento e disposição de resíduos orgânicos, alteração da matriz energética substituindo fontes externas de energia por biogás, biomassa ou biometano, além da redução no consumo de fertilizantes químicos.
    
Um exemplo da aplicação de “Viabilidade Econômica de Biogás” é o projeto desenvolvido na empresa, Cerâmica Stein - no município de Entre Rios do Oeste, que contemplou a utilização de biogás, produzido por meio da suinocultura, para geração de eletricidade reduzindo o consumo da concessionária e, consequentemente, diminuindo os custos com energia.
    

Desenvolvimento Sustentável
    

É possível gerar lucratividade, empregabilidade, aliada à soluções alternativas de energia. Atualmente temos pesquisas desenvolvidas e soluções amigáveis ao meio ambiente suficientes para substituir fontes energéticas de combustíveis fósseis, altamente poluentes à atmosfera e que agridem a natureza. 
  
A equipe do CIBiogás desenvolve soluções específicas, relacionadas às energias renováveis, para que a sustentabilidade econômica, ambiental e social seja uma realidade agora, evitando multas ambientais, reduzindo a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e que atendam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
    
Um exemplo desta aplicação é o arranjo tecnológico desenvolvido para Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano de Itaipu. O projeto contemplou o tratamento local dos resíduos orgânicos produzidos no complexo Itaipu, utilizando resíduos dos restaurantes da Itaipu Brasil e Paraguai, para produção de biogás. Na UD, este biogás é transformado em biometano para utilização como combustível na frota de 80 veículos da usina.
    
O resíduo da produção do biogás é transformados em biofertilizante para recuperação de áreas degradadas da usina.

O Laboratório de Biogás é o 1º do Brasil a ser acreditado pela norma ISO/IEC/ 17025:2005, atendendo a critérios exigidos mundialmente para ensaio de PBM. Recebem amostras de todo o Brasil e também do mundo. São anos de estudo e dedicação em analisar biomassas. Ao todo, a equipe já realizou mais de 31 mil ensaios, com mais de 130 variações de substratos.
    
Desde 2011, o foco é a análise e a produção de biogás. Estes ensaios físico-químicos de amostras podem complementar a análise de eficiência dos biodigestores instalados. O nosso laboratório realiza uma gama de testes, tudo para:

  • Caracterização de amostras;

  • Determinação de potencial bioquímico de metano (PBM);

  • Emite relatórios técnicos das amostras;

  • Complementa o monitoramento de plantas de biogás;

     
História do laboratório
     

O Laboratório de Biogás foi fundado em 2011, por meio de parceria entre a Itaipu Binacional, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade de Recursos Naturais e Ciências Aplicadas à Vida (Boku), de Viena, na Áustria, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
    
Ele foi criado como uma réplica do Laboratório da Universidade de Boku, reconhecida pela Rede Europeia de Biogás e trabalha, principalmente, no estudo analítico de diferentes biomassas do oeste do Paraná, com foco na produção de biogás. O espaço visa tornar-se referência para a implantação de outros laboratórios de biogás nas diversas regiões do Brasil, atendendo à grande variedade de biomassa de nosso país.

Transformar dados brutos em informações para o setor de energias renováveis em conhecimento relevante para estimular e fortalecer o mercado. Esta é a especialidade da equipe de Inteligência de Mercado do CIBiogás.
    
Analisando as oportunidades e os avanços das energias renováveis, além de fatores como: regulamentação, custos de produção, economia e a relação entre agentes internos e externos de um país, o CIBiogás consegue moldar soluções tecnológicas, com inteligência e criatividade, para dar suporte e competitividade a empresas, que tenham como foco as energias renováveis.
   
A equipe do CIBiogás de inteligência de mercado atua realizando:

  • Estudo de mercado

  • Estratégias para monetização do biogás e transferência de dividendos;

  • Estudos de viabilidade econômica;

  • Análise de regulações específicas do Brasil e de outros países;

  • Proposições de mudanças e análise de impacto de mudanças regulatórias;

  • Estruturação de políticas públicas;

  • Análise de tendências de mercado: perspectivas futuras, desafios e oportunidades para fontes de energia renováveis no Brasil.

    

Biogasmap
    

O BiogasMap é uma ferramenta web que possibilita a visualização das unidades de produção e do uso energético de biogás no país em um mapa dinâmico, público e online.
    
O CIBiogás - em parceria com CIH (Centro Internacional de Hidroinformática) e com o apoio do PROBIOGÁS (Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil) - trabalharam para divulgar, por meio dessa ferramenta, o potencial de biogás brasileiro já implantado.
    
A ferramenta faz parte do Cadastro Nacional do Biogás, que vem sendo atualizado pelo CIBiogás. A iniciativa busca compilar e disponibilizar dados sobre o setor de biogás de forma colaborativa, imparcial e transparente.
    
Essa iniciativa tem o apoio institucional do Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (PROBIOGAS), da Embrapa, do PTI e de diversas empresas dos setores de saneamento, energia, agropecuária, indústria, biodigestão e biogás do Brasil.
    
O objetivo é incentivar o desenvolvimento do setor brasileiro de biogás por meio da divulgação de informações sobre potencial de produção, unidades de produção existentes, tecnologias disponíveis, projetos de pesquisas e desenvolvimento, linhas de financiamento, legislação e regulamentação, consultores e fornecedores.
   
É importante destacar que a perspectiva é que os dados sejam atualizados anualmente pelo CIBiogás e seus parceiros e que a ferramenta seja melhorada e ampliada conforme a demanda do setor

 

Com equipe formada por mestres e doutores, ao longo dos seis anos de atuação do CIBiogás, 23 projetos em P&D+I foram realizados, com mais de 30 instituições parceiras, desenvolvendo projetos em cooperação.
    
As estratégias aplicadas no P&D+I são:
    

 

Transformação Digital e Melhoria contínua com:
   

  • Indústria 4.0

  • Sistemas Inteligentes

  • Sistemas de Manutenção

  • Sistemas de Gestão e Qualidade

  • Ciência de Dados

    

 

Energia
    

  • Smart Grids e Microgrid

  • Geração Distribuída

  • Eficiência Energética

  • Armazenamento de Energia (biogás)

    

 

Mobilidade urbana
   

  • Veículos a biometano;

  • Plantas de biometano

    

 

Saneamento e Meio Ambiente

  • Agronegócio

  • Resíduo Sólido Urbano e Esgoto Sanitário.

  • Saneamento ambiental, rural e urbano

  • Descarnobinzação

  • Biofertilizantes

    

 

Mercado
   

  • Planejamento energético

  • Estudo de mercado

  • Análises de tendências e perspectivas futuras

  • Análises de investimento em projetos de energia renováveis

  • Modelagem de negócios

  • Economia circular

  • Análise de impacto tarifário e regulatório

  • Projeção de demanda e oferta energética por região.

Como missão estratégica de fomentar a cadeia das energias renováveis, o CIBiogás tem o desafio de estimular o desenvolvimento de mão-de-obra especializada. Assim, a equipe desenvolve cursos e treinamentos personalizados para que qualquer pessoa possa se capacitar para atuar com as energias renováveis, um dos setores que mais cresce no mundo.
   
Treinamentos In Company
   

Para empresas que já atuam ou que desejam avançar no setor das renováveis, o CIBiogás também realiza treinamentos In Company para nivelamento técnico.

 

Cursos à distância - EAD
    

  • Curso de Energias Renováveis

  • Curso de Biogás: Fundamentos e Aplicações

  • Curso de Biogás para Geração de Energia Elétrica

  • Curso de Operacionalização de Biodigestores

  • Curso de Produção e uso de Biometano

   
Treinamentos Presenciais
   

  • Projetos de Biogás

  • Projetos de Energia Elétrica a partir do Biogás